Incentivo aos setores têxtil, confecções e promoção da moda potiguar chega inicialmente a 37 municípios
Estimular a geração de oportunidades de trabalho e renda no setor de confecções, assegurar capacitação em costura industrial e empreendedorismo, acesso a crédito facilitado e promoção da moda potiguar. Estes são os objetivos do programa de Fomento ao Setor Têxtil, Confecção e Promoção da Moda no Estado do Rio Grande do Norte – COSTURA + RN, instituído nesta quinta-feira (03) pelo Governo do Estado em ato solene no auditório da Governadoria em Natal.
O Costura + RN será executado em parceria do Governo do RN, através da secretaria de desenvolvimento econômico (Sedec), secretaria do trabalho, habitação e ação social (Sethas) e Agência de Fomento do RN (AGN), Sebrae, Senai e prefeituras municipais. O programa vai atender 37 municípios em duas etapas, a primeira contemplando 20 cidades - iniciando por Baraúnas, na região Oeste - e a segunda com 17 cidades.
Ao todo serão qualificados 1.850 alunos em cursos de corte e costura. Os alunos também serão qualificados para o empreendedorismo e para a promoção de moda, como realização de eventos e desfiles. Além disso, o programa também oferece R$ 10 milhões em créditos para aquisição de máquinas e equipamentos.
"O nosso estado tem vocação para o setor têxtil e com o programa Costura + RN instituímos um sistema, uma política pública, com sustentabilidade. Garantimos a qualificação, o crédito para a aquisição de equipamentos, que vão assegurar trabalho e renda", afirmou a governadora Fátima Bezerra. Ela lembrou o apoio que a administração estadual vem dando ao setor nos últimos seis anos, a exemplo do novo Proedi. “Em 2019 tínhamos apenas 90 empresas com incentivos fiscais e muitas deixando o RN para se instalar em outros estados. Elaboramos e implantamos o Proedi e hoje temos mais de 300 empresas beneficiadas gerando trabalho e renda. O caso da Guararapes se destaca. A empresa transferiu sua linha de produção no Ceará para o nosso Estado", pontuou.
A presidente do Sindicato de fiação e tecelagem do RN e representante da Fiern, Herlane Cruz citou que dados recentes mostram mais de 20 mil empregos formais no setor têxtil e de confecções no RN. "O programa Costura + RN tem nosso apoio e só temos a agradecer à governadora do estado pela iniciativa". O diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio, enfatizou a característica do programa de atender pequenos produtores e associações comunitárias de Natal e do interior.
À solenidade também compareceram representantes da Associação Norte-rio-grandense de Confecções, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Fiação e Tecelagem do RN, Associação de desenvolvimento comunitário de Jandaíra, Associação das Bordadeiras de Currais Novos, Associação Comunitária Bem Estar da Mulher, Rede Sonhos, Associação Seridoense de Confecções, Núcleo de Mulheres de Upanema, Sindibonés, Sift, Sindvest, representantes das confecções Dali, Del Rayssa, Colimann, Matersol. Prefeitos de Acari, Cruzeta, Baraúna, Umarizal, Jandaíra. Representantes dos prefeitos de Currais Novos, Macaíba, Upanema.