Home

Natal

Duas pesquisadoras baseadas no Rio Grande do Norte estão entre os 15 finalistas da segunda edição do Prêmio Ciência pela Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Mirella Rabelo Farias Allende foi indicada na categoria mestrado, enquanto Silvana Alves Pereira representa o estado na categoria doutorado.

Doutoranda em neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mirella se destacou por um estudo sobre a adaptação de cuidados a crianças com Síndrome Congênita de Zika dentro de contextos socioeducativos nas escolas municipais da região metropolitana do Recife. Já Silvana, que é professora do curso de fisioterapia também da UFRN, foi finalista com um estudo sobre como a vulnerabilidade socioeconômica afeta o desenvolvimento de bebês prematuros.

Criado em 2022 com parceria técnica da ponteAponte, o Prêmio Ciência pela Primeira Infância visa reconhecer estudos que abordam a diversidade e pluralidade das experiências infantis no Brasil e sejam capazes de identificar e propor soluções para mitigar as disparidades enfrentadas por crianças de até 6 anos.


No total, 15 pesquisas foram selecionadas como finalistas. Nas próximas semanas, eles vão passar por um processo de imersão em comunicação com a Agência Bori, que apoia a cobertura da imprensa à luz de evidências científicas. O NCPI definirá até cinco vencedores na categoria doutorado e até dois vencedores na categoria mestrado. Os ganhadores serão anunciados no dia 23 de outubro.

Poste um comentário

comente aqui..