Home

Coluna Cidade Sem Filtro!
07.08.2024
p/Rosalie Arruda


Rio Potengi sob os holofotes científicos 


Gente, vamos celebrar!!! Nosso resistente e conhecido rio Potengi entra na pauta da semana e atrai técnicos europeus para estudar suas águas, conjuntamente  com os representantes do Comitê da Região Hidrográfica do Potengi.
O encontro denominado "Forum Potengi" será realizado no Complexo Cultural da Rampa, ou seja, no remanso das águas do rio, em Natal, no periodo de 14 a 16 de agosto.

A iniciativa é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, por meio do Dr. Mozart Fazito, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR, com a Universidade TU-Dortmund, da Alemanha e a empresa alemã Emschergenossenschaft & Lippeverband – EGLV, e reunirá diversos atores sociais para debater e avançar nos esforços de revitalização do Rio Potengi.

Convidada, a empresa alemã Emschergenossenschaft & Lippeverband-EGLV, especializada na implementação de projetos destinados à revitalização de rios e melhorias urbanas no seu entorno, faz parcerias com instituições para fins de transferência de expertise e tecnologias.

Na programação do encontro será realizada uma expedição guiada pelo estuário do Rio Potengi, descobrir expressões artísticas das comunidades ribeirinhas e lançar um mapa interativo e uma plataforma de comunicação para os membros do Fórum.

Informações:
Para mais detalhes, contato com: Bety Álvares - 99631-7676
Prof. Dr. Mozart Fazito Rezende Filho
Email: fazito.rezende@ufrn.br

--------------------------------------------------


Natal vai catalogar corredores turísticos 
Tudo é valido para ajudar Natal a se modernizar e recuperar o brilho perdido ao longo dos anos, quando se trata de turismo na capital.

Hoje, a Câmara Municipal de Natal aprovou lei que cria três corredores turísticos na cidade: Histórico-Religioso; Histórico-Cultural; e Paisagístico. 

Cada um desses trajetos deverá ser identificado com placas, que deverão dispor de QR Code com as informações de importância sobre aquele espaço ou local de visitação. Também fica definido que este conteúdo precisa ser disponibilizado em português, inglês e espanhol.

foto-Caminde Soares

O Corredor Turístico Histórico-Religioso terá seu itinerário com início na Catedral Metropolitana, passando pela Igreja do Galo, Catedral Velha, Igreja Bom Jesus das Dores, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e finalizando na Pedra do Rosário.


Já o Corredor Turístico Histórico-Cultural iniciará no Espaço Cultural Ruy Pereira e compreenderá o Memorial Câmara Cascudo, o Instituto Histórico e Geográfico do RN, a Praça André de Albuquerque, o Palácio Potengi - atual Pinacoteca do Estado, o Tribunal de Justiça do RN, Palácio José Augusto - sede da Assembleia Legislativa do RN -, Museu Café Filho, Palácio Felipe Camarão - sede da Prefeitura -, Beco da Lama, Centro de Turismo, Teatro Alberto Maranhão, Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, Instituto Câmara Cascudo, Capitania das Artes e Solar Bela Vista.
  foto- Alex Regis

Por fim, o Corredor Turístico Paisagístico fica compreendido entre as praias de Ponta Negra e da Redinha, englobando o Morro do Careca, Via Costeira, Parque das Dunas, Farol de Mãe Luiza, Ponta do Morcego, Praia dos Artistas, Fortaleza dos Reis Magos, Ponte Newton Navarro, Praia da Redinha.

A proposta, de autoria do vereador Aldo Clemente (PSDB), segue agora para sanção do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Poste um comentário

comente aqui..