O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, líder nas pesquisas para a Prefeitura do Natal, não compareceu ao primeiro debate entre candidatos a prefeito de Natal, apresentado pela BAND Natal na noite desta quinta-feira.
Natalia Bonavides (PT), Paulinho Freire (UB) e Rafael Motta responderam a perguntas entre si e temas abordados por jornalistas convidados.
Todos os candidatos presentes criticaram a ausência do ex-prefeito de Natal.
No primeiro bloco, o atraso na licitação para o transporte coletivo foi levantado pela deputada Natália Bonavides a Paulinho Freire. Natália disse que a Prefeitura se exime das responsabilidades para resolver a questão. Paulinho prometeu abrir o processo a partir de 1° de janeiro, se eleito.
No bloco seguinte, jornalistas perguntarem aos candidatos. Juliane Barreto questionou o que pode ser feito para melhorar o serviço de Saude de Natal. Paulinho Freire disse que a estrutura atual não é suficiente para atender com conforto aos natalenses. A porta aberta do SUS, segundo ele, superlota o serviço. Concluiu prometendo abrir novas unidades. Natalia prometeu fazer parceria com o governo Lula para solucionar a situação.
Douglas Lemos, jornalista, perguntou sobre infraestrutura em Ponta Negra e na orla de Natal. Natália Bonavides disse que a orla está abandonada e a administração atual "agiu no apagar da luzes, sem ter, sequer. um laudo sobre os corais da região". Para Paulinho Freire, nunca se investiu tanto na orla. Ele criticou o governo do estado dizendo que não se vê uma obra estruturante da gestão para Natal.
Rafael Motta usou seu tempo para atacar Natalia Bonavides dizendo que é a deputada que mais gasta verba parlamentar. "Gastamos porque nossa equipe trabalha. Não temos funcionários fantasmas ", respondeu Natália.
Tema Educação, vagas nas creches.
Paulinho Freire prometeu "zerar a fila" da falta de vagas nas creches. Vamos construir mais CMEIS e buscar vouches no segmento privado, disse. Rafael Motta comentou que o problema surgiu pelo prefeito "fujão " , referindo-se a Carlos Eduardo.
Candidato perguntando a candidato
Rafael Motta abriu esse bloco perguntando a Paulinho Freire da proposta do cartão único com tarifa única. Segundo Paulinho, as pessoas reclamam muito como estão sendo tratadas, e voltou a citar a necessidade da licitação. Rafael prometeu instalar a sede da prefeitura na Zona Norte de Natal.
Em seguida, Paulinho Freire perguntou sobre Transparência a Rafael Motta e citou processo de Carlos Eduardo Alves no TCE. "Ele teve a oportunidade de ser 4 vezes prefeito e fez a mesmice" Estamos atrás de João Pessoa e nossa cidade não consegue fazer pagamentos, disse Rafael Motta falou que Paulinho Freire tem parcela de culpa por ser presidente da Câmara Municipal por anos.
Natalia perguntou a Paulinho Freire porque a Prefeitura não fez creches em Natal, mesmo com recurso do governo Dilma à época. Paulinho disse da necessidade de se criar mais unidades e que não foi prefeito de Natal. Para Natália, a demanda reprimida é grande e as gestões maltratam as mães e crianças. "Vamos monitorar as vagas e fazer plano emergencial já em janeiro".
No último bloco, os candidatos comentaram sobre temas e fizeram suas considerações finais.
Educação básica:
Rafael Motta disse que a Educação é importante para o desenvolvimento e prometeu Escolas de tempo integral. A saúde mental deve ser tratada com especialistas nas escolas, para tratarem esse mal.
Natália Bonavides disse que o tema tem múltiplos aspectos. Manutenção, respeito aos trabalhadores, educação em tempo integral e de crianças com deficiência e transtornos .
Paulinho Freire disse da educação básica desde o aprendizado, formação do ser humano, zerar as filas em Natal, mais professores preparados e especializados. Qualificação, escolas de tempo integral e projetos para o pós ensino fundamental, qualificando os estudantes .
Considerações finais:
Paulinho Freire: Não apresentou propostas. Agradeceu à emissora e parabenizou os candidatos que não fugiram ao debate e continuou atacando o ex-prefeito de Natal.
Natália Bonavides: disse que "Natal chegou a hora. Vamos nos ver nas ruas". Ela atacou Carlos, Paulinho e Rafael Motta. Também não apresentou propostas.
Rafael Motta: agradeceu à emissora, disse que "eles tentam fazer debate nacional entre Lula e Bolsonaro". Também acusou Carlos Eduardo, Natália Bonavides e Paulinho Freire. Não apresentou propostas para a cidade no seu tempo.