Home

Natal


Moda, gastronomia e cultura podem andar juntos. E para mostrar essa possibilidade, o Senac RN apresentou o sabores regionais do Rio Grande do Norte durante uma ação em parceria com a moda Depedro, marca de roupas potiguar que se destaca pelas peças autorais com linguagem do sertão.

O Senac levou ao público os sabores oriundos de Cerro Corrá, por meio de uma farofa que traz, como ingredientes principais, o maracujá e coentro, revelando uma complexidade de sabores genuinamente potiguares.




A "Farofa Cerro Corá", elaborada pela instrutora de gastronomia da Escola Senac Barreira Roxa, Elizabeth Assunção, é fruto de um trabalho do Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste (OPANES), iniciativa liderada pelo Senac, dedicada a explorar e preservar as ricas tradições culinárias do Nordeste do Brasil.


Farofa
Distante 150 km de Natal, a cidade de Cerro Corá é conhecida pela sua produção agrícola de maracujá. A fruta serviu de inspiração para o projeto da instrutora de gastronomia do Senac RN durante o 3º Festival da Farofa. A ação, realizada pela OPANES, reuniu representantes dos nove estados da região Nordeste e teve como destaque o uso de frutas regionais na elaboração da receita culinária.

De acordo com a instrutora de gastronomia do Senac RN, a escolha dos ingredientes, bem como e produção desse produto tiveram como premissas a valorização de insumos tradicionais no estado.

"Além disso, tivemos a preocupação em dar protagonismo a alguns alimentos que podem ter um grande aproveitamento, trazendo não só benefícios nutricionais, mas econômicos e socioculturais”, explicou Elizabeth Assunção.


Opanes
Por meio de pesquisas aprofundadas e documentação detalhada, o Opanes investiga as diversas cadeias produtivas, sistemas alimentares e ingredientes que fazem parte do patrimônio gastronômico da região. Hoje, o observatório reúne gastrônomos do Senac oriundos dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Além disso, o observatório valoriza técnicas culinárias tradicionais e promove um olhar crítico sobre questões fundamentais como sustentabilidade, soberania alimentar e segurança nutricional, contribuindo assim para a preservação da diversidade culinária do Nordeste.


Depedro
A marca originária do Seridó se destaca pelas peças autorais com linguagem do sertão potiguar. Fundada pelos irmãos Marcus e Larissa Figueirêdo, a empresa resgata o uso de técnicas manuais tradicionais nordestinas como os bordados, as rendas richelieu e renascença. A empresa também aposta nos tecidos orgânicos e no reaproveitamento de resíduos, além de atuar no lado social, com a missão de gerar emprego e renda para as comunidades locais do estado.

Poste um comentário

comente aqui..