Home

Natal


A Scatec promove hoje, às 19h30, o evento “Vozes das Mulheres de Mendubim”. 
A cerimônia se realizará no auditório da universidade do Rio Grande do Norte (UERN), à rua Sinhazinha Wanderley 871, em Assú (RN).
Você também poderá acompanhar o evento online, ao vivo. A cerimônia será transmitida pela TV Assu no You Tube.


O PROJETO

“Mulheres de Mendubim”, um projeto que permitiu uma radical transformação na vida de dezenas de mulheres do município de Assú, no semiárido do Rio Grande do Norte, foi selecionado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ser apresentado na COP 28. 

Coube a Enja Sæthren, líder global da área de Relações Governamentais e Mecanismos de Apoio da empresa de energias renováveis norueguesa Scatec ASA, a apresentar como, de simples donas de casa, sertanejas passaram a ser funcionárias de carteira assinada no chão da obra de um dos grandes projetos da região, o complexo da usina solar de Mendubim, de 531 MW. 

O empreendimento produzirá, depois de inaugurado, energia suficiente para abastecer 620 mil residências, ou luz para capitais do porte de Fortaleza, Salvador ou Belo Horizonte.

O projeto selecionou e treinou por 2 meses 120 mulheres sem qualquer formação profissional para se tornarem montadoras de painéis solares. 

A iniciativa, promovida pela Scatec, com os parceiros Equinor, Hydro, WSP e Agis, já rendeu a contratação de 44 mulheres na construção da usina. As demais colegas, por sua vez, estão habilitadas a trabalhar em outras construções semelhantes, que se espalham na região, carente em mão de obra qualificadas.

Segundo o Instituto Clima e Sociedade (ICS), com o boom das outorgas concedidas para novas usinas solares e eólicas, espera-se que 2 milhões de empregos sejam criados em todo o Nordeste nos próximos anos.

Ariel Ingber, coordenador de Relacionamento com Comunidades da Scatec pontua que, de acordo com estudos de gênero da International Renewable Energy Agency (Irena), o percentual médio de mulheres empregadas no setor de renov

Já, o território da usina de Mendubim compreende 13 comunidades, nas quais habitam 750 pessoas. Até fevereiro deste ano, desse total, apenas 12% eram mulheres contratadas pelo empreendimento. 

“Tendo em vista os Objetivos de desenvolvimento sustentáveis da Organização das Nações Unidas adotados pela Scatec, percebemos que seria crucial estudar uma forma de aumentar a equidade de gênero no empreendimento, não apenas nas áreas de desenvolvimento de projetos, mas, também, no chão da obra”, acrescenta. “O nosso objetivo com a iniciativa foi de aumentar o número de de mulheres atuando em Mendubim. Hoje, detemos 30% delas nas áreas de manutenção e operação do projeto”, complementa o coordenador.


Intercâmbio entre funcionários e comunidade


O curso foi tão relevante para as mulheres envolvidas que não foi registrada uma única desistência entre as graduandas, apesar da situação carente de várias famílias. “Ninguém daqui poderia pagar um curso desse nível”, ressalta Maria Dinalva Dantas Bezerra, uma das graduadas, pertencente à comunidade do assentamento Professor Maurício de Oliveira.

“Esse tipo de iniciativa é a melhor forma de melhorar vidas, pois a educação fica para sempre”, defende Pablo Alejandro, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos parceiros financeiros do Projeto Mendubim. 

As 220 horas do curso “Sistemas Elétricos Para Usinas Fotovoltaicas”, promovido pelo Instituto Técnico do Brasil (ITEC Brasil), tiveram o objetivo de qualificar, contratar - na medida do possível - e empoderar a população feminina no entorno de Mendubim.

O projeto também envolveu funcionários da Scatec na elaboração e na apresentação de algumas aulas, favorecendo o intercâmbio entre a população local e os profissionais da usina. O curso estendeu-se de fevereiro a abril desde ano, abrangendo temas que variaram desde noções básicas sobre energias renováveis, até a manutenção de sistemas fotovoltaicos. Novas rodadas de treinamento semelhantes estão sendo estudadas pela direção da obra.

Mais contratações

Em um desdobramento paralelo da iniciativa, outras 120 pessoas, todas indicadas pelas próprias graduandas, participaram de outras aulas online, recebendo treinamentos em tópicos diversos, de habilidades em mídias sociais, ao uso de Power BI. Dentre as mulheres já beneficiadas pela iniciativa em Mendubim, 80 já foram empregadas em Mendubim em diversas posições, 36 fora do chão da obra.

 “Estamos muito orgulhosos por este nosso projeto ter recebido o reconhecimento do BID no âmbito da COP 28. E mais satisfeitos ainda por ele poder sensibilizar outras organizações ao redor do mundo a perseguirem os ODS”, conclui Raquel Araujo, Gerente Sênior de comunicação e relações governamentais da Scatec.

Sobre Mendubim

A usina solar de Mendubim terá 531 MW, ou 1,2 TWh anual de energia, o suficiente para abastecer o equivalente a 620 mil residências. Situada no município de Assú, no semiárido do Rio Grande do Norte, é um empreendimento de US$ 430 milhões (aproximadamente R$ 2,1 bilhão) realizado em conjunto e com participações acionárias igualitárias por Scatec, Equinor e Hydro Rein. A entrega do projeto deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2024.

Fonte:Evocar Comunicação e Conteúdo


Poste um comentário

comente aqui..