estou no meio de vocês já há oito anos.
Vivenciamos grandes e belos momentos de evangelização em nossa paróquia de São Pedro, no bairro do Alecrim, e são muitas as celebrações e grandes as conquistas.
No decorrer desses 104 anos de evangelização, nós, missionários da sagrada família, construímos com a ajuda de muitos leigos e leigas uma paróquia que é, por sua natureza e origem, casa de acolhida e convivência das pessoas e grupos que vivem dispersos, um espaço de convivência e comunhão dos discípulos e discípulas de Jesus Cristo.
Por isso, a Paróquia precisa se caracterizar cada vez mais por uma espiritualidade e por iniciativas que a levem a ser:
- Casa da Palavra, onde os cristãos escutam, acolhem, estudam, celebram e praticam a Palavra de Deus;
- Casa do Pão, na qual a participação nas celebrações, especialmente da Palavra e da Eucaristia, sempre criativamente preparadas e adequadamente dirigidas, transforma os fiéis em corpo místico e missionário de Jesus Cristo;
- Casa da Caridade, onde a amizade fraterna frutifica em inúmeras iniciativas de partilha, solidariedade e serviço aos pobres e excluídos; e
- Casa da Missão, porque é plataforma que, depois de acolher e alimentar os cristãos, os lança numa missão testemunhal, evangelizadora e transformadora no mundo (cf. CNBB, Doc. 100, nº 161-190).
Neste tempo de evangelização, estamos fazendo eco às provocações e reflexões da Conferência de Aparecida, do Papa Francisco e do Capítulo Geral dos Missionários da Sagrada Familia.
Assim, afirmamos que precisamos ajudar a paróquia de São Pedro a fazer um caminho de conversão estrutural, evoluindo de uma pastoral de manutenção e convertendo-a em uma plataforma e espaço de missão.
Portanto, o novenário é um espaço privilegiado para a evangelização e reflexão do nosso tema: “Com São Pedro Apóstolo, somos discípulos e missionários gerados novamente para uma viva esperança”! (cf 1Pd 1,3).
De 19 a 29 de junho de 2023, todas as noites, às 18 horas, venha meditar conosco a Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti” e celebrar fervorosamente os festejos do glorioso São Pedro Apóstolo.
Viva São Pedro!
Um abraço do Padre Motta.