Diante dos assustadores índices de violência sexual contra as mulheres, e até crianças, na Índia, a polícia local decidiu intensificar seus esforços com o lançamento de um aplicativo para celular.
O "Himmat" ("Coragem", em português) lança um aviso a cinco familiares e amigos quando a mulher se sente ameaçada. Aplicativo ainda dá acesso rápido à polícia, que irá rastrear o chamado e enviar imediatamente a viatura mais próxima ao local da chamada.
O app foi apresentado pelo ministro de Interior do país, Rajnath Singh, e pelo chefe da Polícia da capital indiana, B.S.Bassi, em coletiva de imprensa.
Desde que, em dezembro de 2012, uma jovem estudante foi violentada e morta a bordo de um ônibus em Nova Déli por um grupo de jovens, a luta contra o fenômeno se converteu em um tema de prioridade máxima para o governo indiano.
Dezenas de mulheres começaram a ter coragem para fazer denúncias de agressões sexuais, ataques que até há pouco tempo eram ocultados.
De acordo com dados oficiais, em 2014, o número de queixas de casos aumentou em cerca de 30% em Nova Déli. Até 15 de dezembro foram registrados 2.069 casos, diante de 1.571 no mesmo período do ano anterior. (ANSA)