A Secretaria Executiva de Acompanhamento Governamental do Município do Natal em Brasília, criada com a aprovação, ano passado, do Projeto de Lei Complementar 20/2024, é vinculada ao Gabinete do Prefeito (GAPRE) e atua como um escritório de representação na capital federal.
O custo previsto, de R$ 7.780,00 mensais, conforme publicado de maneira transparente no Diário Oficial do Município, é destinado à manutenção da sede da secretaria de acompanhamento, estrutura essencial para o desenvolvimento de suas atividades. Um custo considerado baixo para os parâmetros imobiliários de Brasília e que inclui pagamentos de serviços como aluguel do escritório, condomínio, IPTU, conexão de internet, fornecimento de água e eletricidade.
Importante ressaltar que a operação da Secretaria Executiva atende a dois objetivos centrais. O primeiro é defender e promover a articulação de projetos junto a Ministérios e outros órgãos federais, com fins de viabilizar obras e ações de relevantes benefícios para a população de Natal. O segundo é realizar esse trabalho com economia efetiva para o Município, evitando o fluxo recorrente e constante de secretários e técnicos a Brasília.
--------------------------------------
PS: Eis a explicação da Prefeitura de Natal. Embora, este custo represente apenas o aluguel. A manutenção local, cargo comissionado e servidores, são outros quinhentos cruzados.
Se você, caro leitor, considera necessário o custo mensal (uma incógnita) para os cofres do municipio, diga amém! Do contrário... fazer o que mesmo?