Home

Natal

Em oração
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma nova cirurgia para bloquear um sangramento no cérebro. A informação foi confirmada em um boletim divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Hospital Sírio-Libanês. Segundo o comunicado, o chefe do Executivo realizará o procedimento na manhã de quinta-feira (12). “Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média)“, diz o boletim.
----------------------------------------------------------

BNDES traz ação para o Nordeste
Nesta quinta-feira, 12, a governadora Fátima Bezerra é a anfitriã de uma reunião do Consórcio Nordeste que traz a Natal o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e os diretores do Banco Tereza Campello (Socioambiental) e José Luis Gordon (Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior); além de governadores dos demais estados integrantes do Consórcio Nordeste; e um representante da Petrobras.
O grupo participa do lançamento do projeto Sertão Mais Produtivo, em parceria com a Petrobras, para inclusão produtiva de cooperativas e associações de agricultores familiares. O Banco também divulgará uma operação com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para expandir a internet de banda larga móvel em favelas da região Nordeste.
Será assinado ainda o acordo de cooperação técnica entre o BNDES e o Consórcio Nordeste para concepção e estruturação de projetos e políticas públicas.

Aeroporto de Natal 
Já na sexta-feira, 13, às 11h, o BNDES anunciará o financiamento para o Aeroporto Internacional de Natal com a participação de Mercadante e Fátima Bezerra.

Natal Airport
-----------------------------------------------------
O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com Natal Airport, recebe a partir desta quarta-feira, 11, para uma visita técnica, executivos da companhia aérea chilena Sky Airline, que atende rotas internacionais para Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai.
------------------------------------------


13° do governo 
O Governo do Estado inicia o pagamento do 13º salário no dia 20 deste mês, para servidores ativos, aposentados, pensionistas e empregados CLT que recebem até R$ 4.200 (valor bruto). Para quem recebe salários acima desse valor, o benefício será depositado no dia 10 de janeiro de 2025. O anúncio foi feiro nesta quarta-feira (11) pela governadora Fátima e o secretário Cadu Xavier, da Tributação.

-------------------------------------------------

Opinião
Enquanto isso, alguns deputados no RN trabalham contra o estado, e seus servidores, sob o falso argumento de elevar a carga tributária potiguar. Como todo projeto do governo vira barganha politica, os deputados que fazem oposição decidiram boicotar o projeto que tenta recompor o ICMS para o antigo patamar de 20%. "Além disso, os argumentos levantados pela oposição, de que os preços iriam baixar para a população com o modal a 18% não se sustentam diante da realidade de que não houve queda nos valores."

A jornalista Daniella Freire lembra que em 2015, "os mesmos deputados que hoje fazem oposição ao Governo Fátima Bezerra, e se negam a recompor a alíquota do ICMS para 20%, são os que votaram a favor do aumento do imposto – pasme – para 18% nos bens e serviços, 28% nas telecomunicações e 27% nos combustíveis."

Para você ver, caro leitor, é só mudar o dirigente do estado para parlamentares, travestidos de bons moços, mudarem de opinião. 

A negativa da oposição felizmente não prejudica a votação do projeto em plenário, que tem autonomia para decidir e dar a palavra final sobre o assunto. 

Na Comissão de Finanças e Fiscalização, votaram contra a recomposição do ICMS os deputados José Dias, Tomba Farias, Luiz Eduardo, Cristiane Dantas e Gustavo Carvalho. Já o voto a favor do aumento do imposto foi dado pelos deputados Francisco do PT e Neílton Rodrigues. O deputado Nélter Queiroz se absteve.

O aumento do ICMS também foi derrotado na Comissão de Administração, com os votos dos deputados Gustavo Carvalho, Taveira Júnior e Cristiane Dantas. A deputada Isolda Dantas votou a favor.

-------------------------------------------------
Premiação
A ministra dos Povos Indígenas, @guajajarasonia, foi anunciada como uma das vencedoras do prêmio “Campeões da Terra”, a maior honraria ambiental da ONU. Seu objetivo é reconhecer indivíduos, grupos e organizações cujas ações têm um impacto transformador no meio ambiente.
Seus ganhadores, como destaca o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), são homenageados por “sua liderança excepcional, ações corajosas e soluções sustentáveis para combater a degradação da terra, a seca e a desertificação”.

Poste um comentário

comente aqui..