Relatos de jovens compartilhados em uma trend no TikTok, inspirada no filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, já ganharam mais de quatro milhões de visualizações na rede social.
Maria Petrucci, Luana Lungaretti e Elisa Nunes, todas com pouco mais de 20 anos, tiveram parentes afetados diretamente pela ditadura militar.
Um dos primeiros vídeos foi o de Maria, onde ela segura a foto 3x4 do pai, preso na época, e escreve: "O impacto de ver esse filme sendo filha de um preso político da ditadura que hoje tem Alzheimer em estado avançado".
Após essa publicação, outros jovens começaram a compartilhar relatos sobre pais e avós que sofreram com a perseguição, destacando como o filme se tornou um marco para que o tema fosse falado abertamente.
"Eu não imaginei que ia ter essa repercussão e muitas pessoas jovens perguntando o que foi a ditadura. Fiquei feliz que pude contribuir para que outras pessoas pudessem ter mais consciência de todo o prejuízo que muitas famílias sofreram. Vi um paralelo com a história do meu pai", diz Maria.
Conheça as histórias dos parentes dessas jovens, torturados pelo regime militar, na reportagem do www.bbcbrasil.com
O link está na nossa bio: @bbcbrasil