A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, no dia 29/11, um foguete suborbital ao espaço. Durante a Operação Potiguar, composta por duas etapas, um veículo de sondagem será lançado do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), e cruzará a atmosfera terrestre.
O VS30 é um foguete de oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido.
De acordo com o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a realização da primeira fase da operação é parte da estratégia do DCTA de ampliar a capacidade de lançamentos espaciais em apoio ao Programa Espacial Brasileiro (PEB), aproveitando-se da infraestrutura do CLBI.
Já na segunda fase, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, o CLBI vai usar outro foguete de mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM). Essa parte é composta por um compartimento para experimentos e diversos sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.