foto: Emanuel Amaral
A Praia de Ponta Negra está passando por um amplo processo de transformação executado pela Prefeitura de Natal. O projeto da engorda avança a cada dia e já alcançou 2,4 quilômetros dos 4,5 previstos, contemplando cerca de 60% do cronograma estabelecido. O prefeito em exercício, Eriko Jácome, realizou uma visita técnica à Draga Elbe, o equipamento responsável pela retirada da areia na jazida situada na costa e sua colocação na faixa da praia, que ao final do projeto ficará com 50 metros na maré cheia e 100 na maré seca.A embarcação estava atracada no Porto de Natal, realizando o abastecimento. Com o tanque cheio, a draga tem uma autonomia de 15 dias de trabalhos ininterruptos. De origem holandesa, tem 77 metros de comprimento e 15 de largura, possuindo cisterna e armazenando o sedimento que retira do mar e depois o transporta para onde está sendo feita a engorda.
Acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, e pela secretária municipal de Planejamento, Shirley Cavalcanti, Eriko Jácome ficou impressionado com a tecnologia e o trabalho desenvolvido pela tripulação, parabenizou a todos os envolvidos na operação e ressaltou a importância da execução da engorda para a cidade.
“Poder ver de perto e conhecer o dia a dia da tripulação e um pouco do trabalho na condição de prefeito de Natal em exercício é muito gratificante. O projeto da engorda significa muito para a nossa cidade. Estamos falando da revitalização da nossa principal praia, vitrine de Natal para o mundo, maior produto turístico do Município, bem como a intervenção vai contribuir para a preservação do Morro do Careca. Os trabalhos estão em ritmo acelerado e em breve teremos à disposição uma Ponta Negra mais moderna, organizada e segura”, disse o prefeito em exercício.