Ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Morais votam a favor da anulação da eleição da atual mesa diretora da Assembleia Legislativa
A decisão do relator Gilmar Mendes e o voto do ministro Alexandre de Moraes, do STF, favoráveis à anulação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN, geraram um debate sobre o futuro da composição do Parlamento estadual.
Mas não se aflija, caro leitor.
A continuidade do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) no comando da Casa Legislativa Potiguar parece garantida, independentemente da anulação. É tanto, que já circula na mídia a informação de que ele convocará nova eleição assim que o STF concluir a votação no plenário virtual.
As mudanças, se ocorrerem, serão provavelmente limitadas e pontuais, sem a expectativa de uma "rebelião" significativa entre os deputados. Essa situação evidencia o fortalecimento da liderança atual e a estabilidade política, mesmo em meio a decisões judiciais que buscam corrigir irregularidades.
Será interessante observar como isso pode influenciar na dinâmica interna da Assembleia e as estratégias dos deputados no próximo biênio, principalmente no tocante às novas e polêmicas votações que estão por acontecer.